Rosana Fortes é a nova gerente geral do aplicativo Strava no Brasil. A executiva assume o cargo após sete anos na área de running da Nike, onde ocupou nos últimos meses a área de digital.
A chegada de Rosana preenche uma lacuna deixada no Strava há alguns meses, desde a saída de Guilherme Guimarães, que foi para o DAZN. Rosana terá como maior missão fidelizar a base de clientes do Strava no país, que já chega a 5 milhões e só perde para os EUA em número de usuários.
“O Brasil é um dos países que mais crescem no Strava. No último ano, avançamos da terceira para a segunda posição no ranking de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Claro que queremos continuar crescendo, mas tenho como maior missão fidelizar a minha base”, disse Rosana.
Formada em Administração pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e especializada em Branding pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a executiva já possui mais de 20 anos de experiência na liderança de projetos publicitários com foco no marketing de estratégia.
Segundo o último “Year in Sport” (“Ano do Esporte”), relatório anual de atividades do Strava, a rede, que recebe cerca de 1 milhão de novos usuários por mês, teve mais de 624 milhões de uploads de atividades em todo o mundo, completando coletivamente o equivalente a mais de 10,7 bilhões de quilômetros. Apenas os ciclistas fizeram mais de 8,36 bilhões de quilômetros em 2018, o que seria suficiente para chegar da Terra a Plutão. Já os corredores percorreram 1,5 bilhão de quilômetros no total, com uma distância média de 8,2 quilômetros por corrida. Ao todo, já são mais de 46 milhões de usuários.
No Brasil, os atletas do Strava fizeram upload de mais de 5,4 milhões de atividades de bicicleta (aumento de 70,3% em relação ao ano passado) e 1,4 milhão de corridas (aumento de 94,6%) de deslocamentos ao trabalho. Outro destaque local é que a comunidade Strava é altamente engajada. Os brasileiros têm 2,3 vezes mais seguidores que a média global e recebem quase 3 vezes mais Kudos (as curtidas do Strava) do que a média em todo o mundo.