Executivo do ano: Álvaro Cotta – Novo Basquete Brasil (NBB)

Foto: Reprodução

A Máquina do Esporte elegeu o Novo Basquete Brasil como a “maior valorização do esporte”, no levantamento de melhores de 2016. Um ano depois, a liga de basquete parece amadurecida, e ela apresenta uma relação cada vez mais próxima do mercado, com novos parceiros e um processo contínuo de ativações.

Essa evolução não é por acaso: ela passa pelo foco na profissionalização da gestão do Novo Basquete Brasil. E há um nome específico que está por trás dessa transformação comercial e desse relacionamento constante e agregador com o mercado: Álvaro Cotta, gerente comercial e de marketing da Liga Nacional de Basquete.

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Cotta chegou à LNB em abril de 2015. Antes, foi diretor de marketing do Atlético Mineiro por quase cinco anos, além de presidir a Federação Mineira de Basquete. E foi com ele que o Novo Basquete Brasil tomou novos rumos: expansão na transmissão, novos patrocinadores, consolidação de eventos e parceria com a NBA.

E 2017 foi um ano especial para a principal competição de basquete do país. Logo em janeiro, a liga ganhou o aporte da Nike, em contrato de quatro anos, alinhado com o que a marca faz na NBA. E o ano foi encerrado com a chegada da Infraero, que aumentou o time de patrocinadores do torneio, com Caixa, Avianca e Sky.  

As marcas não ficaram paradas ao longo do ano. Um bom exemplo é o torneio de pré-temporada da Avianca, realizado em Belo Horizonte, que celebrou uma nova rota da companhia aérea para a capital mineira. Mas talvez o ápice tenha sido no Jogo das Estrelas, com 10 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera, e uma série de atrações promovidas pelos parceiros oficiais.

Na distribuição do conteúdo, a Liga chegou a meio milhão de seguidores no Facebook, além de renovar o acordo com a Band para a televisão aberta. No streaming, o NBB fez sua primeira transmissão global, graças a uma parceria com o Twitter. 

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