A distribuição de brindes normalmente é uma ação de relacionamento, voltada a criar um vínculo entre o público e uma determinada marca. Na 12ª edição da Copa Latina de beach soccer, contudo, o foco foi bem diferente. Principal forma de ativação, os presentes foram um meio de busca por exposição.
Prova disso é que a única empresa que distribuiu brindes em todos os dias do evento foi o Rio Quente Resorts, hotel que custeou e sediou a competição. A escola de idiomas Wizard deu leques e camisetas nos jogos de sábado e domingo, e as outras marcas se concentraram no domingo.
Todos os jogos da Copa Latina foram transmitidos pelo Sportv, canal fechado. A decisão entre Brasil e Uruguai foi exibida no “Esporte Espetacular”, dominical da TV Globo. A presença em rede aberta modificou o comportamento das marcas.
No domingo, Volkswagen, Gillette e Dolly distribuíram camisetas ao público presente na arena. As duas primeiras marcas ficaram com a arquibancada lateral, na frente das c”meras de TV, e a outra predominou atrás de um dos gols.
As camisetas eram estampadas com as marcas dessas empresas – todas eram patrocinadoras do campeonato. Portanto, transformaram-se em um meio de essas marcas ampliarem a quantidade de inserções na TV aberta.
A preocupação chegou a ponto de a organização da Copa Latina ter pedido para o público que vestisse as camisetas.
* O repórter viajou a Rio Quente como convidado da organização da Copa Latina.