Depois da etapa do Canadá, cuja largada aconteceu às 15h (de Brasilia), a Fórmula 1 voltou à grade matinal da Globo. O canal exibiu no último domingo o Grande Prêmio da Europa, realizado em Valência, com início às 9h (também de Brasília). O retorno, porém, não foi nada feliz.
A Fórmula 1 marcou 10,5% em seu melhor momento no último domingo, na meia hora final da corrida vencida pelo espanhol Fernando Alonso. Mas começou com média de apenas sete pontos, e oscilou na casa dos nove durante grande parte do evento.
Neste ano, apenas duas etapas da Fórmula 1 haviam sido disputadas em horário matutino do Brasil. Em ambas (GPs de Espanha e Mônaco) a Globo teve média de audiência maior do que no último domingo – 10,9 e 10,1, respectivamente.
Em Mônaco, por exemplo, a Globo teve 34% de participação entre os televisores ligados no horário. O índice caiu para 30% no último domingo.
O resultado do canal no GP da Europa só não foi mais preocupante do que o índice marcado no sábado, quando a Globo mostrou o treino classificatório. A sessão teve média de cinco pontos no Ibope, e a emissora carioca não foi além de um segundo lugar no ranking do horário.
Um ponto na medição do Ibope equivale a 58.300 domicílios. Os dados da aferição são relativos a São Paulo, região base para o mercado publicitário.
UFC
O fim de semana pode até não ter sido bom para a Fórmula 1, mas teve outra demonstração de força do UFC. O circuito de artes marciais mistas (MMA) gerou 15,2 pontos de média à Globo na noite de sábado.
Com o resultado, o canal carioca foi líder absoluto no horário. A Globo ainda teve 40% de share nessa faixa.
O UFC de sábado foi realizado em Belo Horizonte (MG). A principal luta da noite foi entre Wanderlei Silva e Rich Franklin, e o evento também acolheu os confrontos decisivos do reality show “The Ultimate Fighter”.