Redes sociais fazem balanço de primeira semana de Rio 2016

Michael Phelps ergue faixa em agradecimento ao Rio

Após a primeira semana de Jogos Olímpicos, as redes sociais começaram a divulgar tudo o que foi visto, comentado e compartilhado. E, nessa lista, os destaques ficam para o ultracampeão Michael Phelps, que se aposentou ontem das piscinas, e para esportes como natação e ginástica, que tiveram suas principais competições durante os primeiros sete dias de evento.

São eles que lideraram a conversa nas redes durante a primeira semana dos Jogos. Agora, com a entrada do atletismo e a saída da natação, a tendência é de que Usain Bolt suba nessa lista.

No Facebook, Phelps foi o atleta mais comentado no Brasil e no mundo. Atrás dele vieram a tenista Serena Williams, eliminada prematuramente do torneio de simples, e também a judoca Rafaela Silva.

Segundo o Twitter, entre 5 e 11 de agosto, Phelps liderou os posts no Brasil. Depois dele, a ginasta americana Simone Biles, Neymar, Marta e também Rafaela Silva. No mundo, provando a força da natação para o mercado americano, além de Phelps, Katie Ledecky foi líder entre as conversas nas redes.

O Instagram divulgou também um top 10 dos esportes mais comentados. O líder foi o futebol, seguido de atletismo, natação, basquete, ginástica, boxe, vôlei, tênis, luta greco-romana e ciclismo.

No ranking de países que mais se engajaram em conversas sobre Olimpíada no Facebook, o Canadá surpreendentemente foi quem liderou o bate-papo a respeito do evento, seguido por Brasil, Estados Unidos, Vietnã e Reino Unido.

Quanto aos esportes, o Facebook também apresentou resultados diferentes do Instagram, com destaque mais efetivo para as modalidades que estiveram em ação na primeira semana de Jogos. A natação liderou a lista. Em seguida vieram ginástica e rúgbi, que retornou ao programa olímpico no Rio.

Nesta semana, com a entrada do atletismo e a decisão no futebol, a conversa tende a mudar muito.

Sair da versão mobile