O duelo entre Real Madrid e Barcelona, realizado no último domingo (12) pela Liga ACB, segunda mais importante do basquete mundial, atrás apenas da NBA, foi transmitido nas redes sociais. A liga espanhola fechou um acordo com Facebook e Twitter ao mesmo tempo pela primeira vez e, com isso, pretende alcançar um novo tipo de público e aumentar sua audiência.
De acordo com a imprensa espanhola, a intenção da Associação dos Clubes de Basquetebol é chegar a novos mercados e atingir fãs de todas as idades, em especial Estados Unidos, Ásia e Oceania. Países europeus distantes fisicamente da Espanha e aqueles em que o basquete é pouco divulgado também estão na alça de mira da liga.
Para os mandatários da ACB, a melhor maneira de alcançar esses objetivos é a transmissão via streaming, maneira já utilizada pelo futebol e que ajudou a expandir ainda mais Real Madrid e Barcelona no cenário mundial do esporte da bola nos pés. As plataformas on-line tiveram como slogan de divulgação da partida os dizeres “primeiro jogo global da história da ACB”.
Os números relativos à audiência não foram divulgados, mas especula-se que o público aderiu à ideia e a quantidade de telespectadores aumentou em relação aos jogos anteriores entre as duas equipes. Dentro de quadra, o Barcelona venceu o arquirrival fora de casa pelo placar de 84 a 80.