As ações entre FPF (Federação Paulista de Futebol) e o Facebook serão intensificadas na edição de 2017 do Estadual de São Paulo. O torneio, que teve início na última sexta-feira (dia 3), com o jogo entre Santos x Linense, terá novas ações feitas em conjunto no segundo ano de parceria com a rede social de Mark Zuckerberg.
A federação irá transmitir os bastidores das partidas, como vestiário e o clima pré-jogos através do Facebook Live. Os direitos de transmissão das partidas pertencem à Globosat, que passa a competição na TV aberta (Globo), fechada (SporTV) e pay-per-view (Premiere).
O craque do Campeonato Paulista também será escolhido através do Facebook, em uma eleição entre os torcedores.
Junto com a parceria com o Facebook, a página do Paulistão também já disponibilizou molduras para as fotos de perfil dos torcedores de cada um dos 16 clubes que disputam a competição, cujo title sponsor neste ano está com a cervejaria Itaipava.
Mas a ação mais bacana dentro do pacote de novidades da parceria é a divulgação de foto e vídeo com câmeras de 360 graus nos estádios. A ferramenta recentemente se tornou bastante popular entre os usuários tanto do Facebook como do Instagram. Com isso, o torcedor, mesmo de casa, pode ter acesso a uma perspectiva inédita de dentro do estádio.
O uso da ferramenta do Facebook Live também irá permitir à federação paulista dar boa visibilidade inclusive ao Campeonato Paulista da Série A-3, no qual não há nenhuma emissora detentora dos direitos de TV. Com isso, 30 jogos serão transmitidos através da ferramenta da rede social.
Além disso, a Federação planeja transmitir ao menos 30 jogos do Paulistão A3, já em andamento, diretamente no Facebook. Também foram disponibilizadas molduras para as fotos de perfil dos torcedores de cada um dos 16 clubes do Paulistão Itaipava.
A competição começou no último dia 28 de janeiro e conta com a participação de 20 clubes, incluindo forças tradicionais do futebol paulista, como Inter de Limeira, Comercial, Portuguesa Santista, Rio Branco, Matonense, Olímpia, Noroeste, Marília e Paulista.
Recentemente, a FPF alcançou 1,3 milhão de audiência com 45 partidas transmitidas da Copa São Paulo de juniores. No segundo semestre do ano passado, com transmissões do Paulista feminino, da Copa São Paulo e da Segunda Divisão (equivalente à Série D), a federação alcançou 4 milhões de visualizações.