Facebook renova com MLB, mas tem redução drástica de jogos

A Major League Baseball (MLB) anunciou nesta segunda-feira (1º) a renovação de contrato com o Facebook para transmissão de jogos da temporada 2019. No entanto, a parceria passará apenas seis jogos, uma redução drástica no número de partidas exibidas. No ano passado, foram 25 partidas transmitidas pelo Watch.

O acordo de direitos desta temporada, que equivale a um jogo por mês, fará com que as partidas estejam no ar globalmente no Facebook Watch, excluindo-se os mercados locais sujeitos a contratos específicos. Outro detalhe é que, neste ano, os jogos não serão exclusivos, diferentemente do ano passado, quando a plataforma de streaming transmitiu os 25 jogos sem concorrência.

A programação ao vivo da MLB do Facebook Watch ainda não foi decidida, embora a plataforma de mídia social já tenha divulgado que exibirá os destaques de todos os jogos, bem como resumos semanais. A rede social ainda acrescentou que a MLB poderá vender patrocínios para cada uma das seis transmissões ao vivo.

Foto: Reprodução

“Estamos ansiosos para testar um novo modelo para jogos ao vivo, o que deve ajudar a liga a alcançar um público mais jovem e global”, revelou Rob Shaw, responsável pelas parcerias esportivas do Facebook com as ligas e a mídia.

“A colaboração com o Facebook impulsionará novamente a criação de novas formas de distribuição de conteúdo aos fãs de beisebol que participam diariamente da plataforma. O Facebook oferece um ambiente focado na comunidade que permitirá aos fãs se conectarem com seus times favoritos por meio de conteúdo personalizado sob demanda e ação de jogo ao vivo impulsionada por uma produção original e de primeira qualidade da MLB Network”, afirmou Chris Tully, vice-presidente executivo de mídia global da MLB.

O novo acordo entre Facebook e MLB acaba sendo um retrocesso no que vinha sendo uma parceria de sucesso nos dois últimos anos. O primeiro contrato foi assinado em 2017 para a transmissão de 20 jogos sem exclusividade, o que foi melhorado substancialmente em 2018, inclusive com 123 milhões de visualizações nos 25 jogos transmitidos de forma exclusiva. Para 2019, no entanto, espera-se que a audiência tenha uma queda drástica. 

A diminuição da parceria com o Facebook contrasta com a notícia divulgada pela Máquina do Esporte há pouco mais de dez dias de que a MLB concretizou um acordo com a Amazon. A gigante do e-commerce exibirá a MLB.TV, plataforma criada pela liga de beisebol americana, por streaming no Amazon Prime Video. A MLB.TV possui todo o conteúdo gerado pela MLB e que não faz parte dos contratos de televisão assinados com as principais emissoras dos Estados Unidos.

Sair da versão mobile