O Facebook afirmou nesta quinta-feira (30), em um comunicado oficial, que “estará disponível em todos os lugares” a partir de hoje. Na mensagem, o gigante das redes sociais afirma que a ideia é ajudar criadores de conteúdo “a ganhar dinheiro com seus vídeos” na plataforma e “entender melhor o desempenho do conteúdo”.
A atitude de lançar o Watch globalmente é mais um passo dado pelo Facebook de olho no mercado de direitos esportivos no qual não para de crescer. Recentemente, a empresa de Mark Zuckerberg comprou os direitos da Premier League para quatro países asiáticos (Tailândia, Vietnã, Laos e Camboja), da LaLiga para a Índia e também a Liga dos Campeões para a América Latina e para TV aberta no Brasil, barrando a Globo.
Foto: Reprodução
De acordo com o Facebook, os usuários poderão escolher entre uma seleção de programas e ter a capacidade de visualizar clipes salvos de seus feeds de notícias. A plataforma ainda pretende oferecer aos usuários um lugar específico no Facebook para descobrir programas e criadores de vídeos, além de abrir conversas com amigos e outros fãs. Os criadores de conteúdo ainda poderão apresentar intervalos de publicidade, contanto que atinjam determinadas métricas.
Leia Mais: Ex-Esporte Interativo assume esporte do Facebook
“É baseado na noção de que assistir a vídeos não precisa ser uma experiência passiva. Você pode ter uma conversa de duas vias sobre o conteúdo com amigos, outros fãs ou até mesmo com os próprios criadores”, afirmou Fidji Simo, vice-presidente de vídeo do Facebook, em entrevista à emissora britânica BBC.
Leia Mais: Facebook recorre a parcerias para fazer transmissões
Segundo a revista americana Variety, o gigante das redes sociais prevê gastar entre US$ 1 bilhão e US$ 2 bilhões em conteúdo para a plataforma durante todo o ano de 2019.
O Facebook garante que, desde o lançamento do Watch nos EUA, no ano passado, trabalhou para tornar a plataforma mais social, o que inclui uma maior facilidade para assistir a vídeos que os amigos gostaram ou compartilharam, além de ter criado programas focados na participação do público.