FC Diez Media abre licitação pelos direitos da Copa Sul-Americana

A FC Diez Media, joint venture formada por IMG e Perform, e estabelecida para prestar consultoria à Conmebol sobre os direitos comerciais da entidade no ciclo entre 2019 e 2022, abriu na manhã desta quarta-feira (16) o processo de licitação para que veículos de comunicação adquiram os direitos de transmissão da Copa Sul-Americana e também da Recopa Sul-Americana. As empresas têm até 6 de junho para demonstrar interesse.

Foto: Reprodução

A escolha da FC Diez Media marca a primeira vez em que os direitos da Copa Sul-Americana são oferecidos por meio de um processo de licitação e vendidos separadamente em relação à Copa Libertadores. O processo inclui direitos para dois territórios: um separado para o Brasil e outro para a América Latina, que abrange os outros nove países da América do Sul filiados à Conmebol, além de México, Caribe e América Central.

De acordo com a joint venture, dois pacotes de direitos estão sendo disponibilizados: um incluindo a primeira escolha de jogos e a final de forma exclusiva, e o outro com a segunda escolha de jogos com direitos exclusivos para a Recopa, torneio decidido entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana do ano anterior.

Com o anúncio, a FC Diez Media segue o mesmo caminho que fez com a Libertadores. Nas próximas semanas, a joint venture deve anunciar os vencedores dos quatro pacotes colocados à venda da principal competição da América do Sul. Os últimos contratos estão sendo assinados. 

Até o último ciclo de negociações, a Conmebol havia optado por fechar com uma única empresa os direitos de TV por assinatura. Em troca dessa exclusividade, as entidades tinham obtido contratos com valores muito mais altos. Agora, com a entrada de muito dinheiro das empresas de streaming e a queda de arrecadação das TVs, a decisão foi de fatiar os direitos.

A Libertadores foi a primeira competição a apostar nesse formato. A FC Diez Media dividiu os direitos em quatro pacotes, entre TV aberta, fechada e streaming. Na aberta, a Globo, concorrente única, conseguiu mudar o programa oferecido inicialmente, de apenas um jogo por semana, para duas partidas. Na fechada, Fox Sports e SporTV devem ser anunciados como vencedores dos dois diferentes pacotes. E o Facebook deve ser a novidade tendo comprado a opção que tinha menos jogos à disposição.

Vale lembrar ainda que, além dos direitos de mídia e contratos de produção, a FC Diez Media fornecerá à Conmebol consultoria geral, estratégia digital e aconselhamento sobre patrocínios e licenciamentos até 2022.

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