Fechado com parceiros, Ituano refuta patrocínio pontual para decisão

No próximo domingo, o Ituano assumirá o protagonismo do Paulistão Chevrolet 2014. O time do interior paulista começará a disputa pelo título do torneio contra o Santos, após deixar o Corinthians para trás na primeira fase e eliminar o Palmeiras nas semifinais. Ainda assim, diferentemente do próprio Santos, o clube do interior paulista não deverá abrir espaço para patrocínio pontual.

A questão do clube envolve a valorização dos atuais patrocinadores. A Schincariol, por exemplo, tem contrato de cinco anos com o clube, assinado em 2010. A empresa, que tem fábrica em Itu, chegou a se retirar do time antes da entrada da atual direção. Seu retorno foi uma das conquistas da gestão de Juninho Paulista.

Nas mangas do time, a Açovia também está presente. O contrato com a empresa especializada em estruturas metálicas é assinado a cada Campeonato Paulista, se tornando um parceiro constante. Com a volta do time à Série D do Campeonato Brasileiro, a renovação já tem negociação avançada. Mongeral Aegon e De Nigris fecharam especificamente para o torneio estadual deste ano.

Para o clube, independente do resultado, 2014 será marcado como um ano de redenção. Segundo a direção do clube, a situação do Ituano era precária após a saída da Traffic em 2009. No fim daquele ano, Juninho Paulista assumiu o comando de uma equipe que tinha apenas três jogadores registrados, não havia categoria de base e os recursos eram escassos. A Schincariol havia deixado o clube, que também não tinha fornecedor de material esportivo.

O time havia caído da Série C para a Série D do Campeonato Brasileiro e, com a situação crítica, fez campanha pífia no torneio. A equipe ficou quatro anos fora da disputa, jejum que será quebrado após o Campeonato Paulista. Neste ano, a disputa no torneio nacional é vista como uma das grandes vitórias da atual diretoria.

A virada para o clube teve início em 2010, quando o próprio Juninho resolver entrar em campo. Foi o seu modo de chamar a mídia para o time, que sofria sem patrocínio. Além da sua presença, o zagueiro Roque Júnior, também campeão do mundo em 2002, aceitou o desafio. Houve convites a outros atletas da mesma geração, como Cafu e Denilson, mas, aposentados ou próximos disso, não fecharam com o Ituano.

Com o nome do ex-jogador, o time conseguiu recuperar o apoio da Schincariol, que permanece até hoje. A Kia também fechou com o clube, assim como a fornecedora de material esportivo Kanxa. O Ituano também contou com a reforma do estádio Novelli Junior, já que a prefeitura de Itu mirava receber seleções da Copa do Mundo; Japão e Rússia ficarão no município paulista.

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