Federação Paulista lança conceito e valoriza Estadual

O Campeonato Paulista de 2018 será apresentado nesta terça-feira (17), na sede da Federação Paulista de Futebol, com o sorteio de grupos da disputa do próximo ano. Uma das principais novidades do torneio será uma campanha de marketing realizada pela entidade, que dará um conceito ao evento e uma linha de comunicação a ser seguida.

“Paixão que não se mede” será o tema das Séries A1, A2 e A3 dos próximos anos. A ideia é refutar a corrente que pede a extinção dos Campeonatos Estaduais com a exaltação das torcidas dos times com menor peso. A mensagem é para reafirmar que a paixão do torcedor é igual independentemente do tamanho da torcida ou do número de conquistas de um time.

O plano da Federação Paulista é que todas as séries do Paulistão tenham uma linha de comunicação embasada no conceito criado para os torneios. É o que acontece, por exemplo, na Copa do Mundo; em 2014, a Fifa usou o tema “Juntos num só ritmo” para o torneio realizado no Brasil.

Além do conceito, a Federação Paulista irá divulgar o manifesto do torneio, que explica a ideia central do tema: “É possível comparar as paixões de torcedores de times diferentes? O tamanho do clube faz com que o amor do seu fã seja maior ou menor? Definitivamente, não. Nós somos torcedores. É torcer, é gritar, chorar, vibrar. É se apaixonar. Enquanto a bola rola, vivemos os mesmos sentimentos, não importa a camisa. Alegria, angústia, fé, alívio, paixão. Paixão não se compara, não se questiona. Paulistão Itaipava 2018. Paixão que não se mede”.

À Máquina do Esporte, a entidade enviou uma declaração do presidente da federação, Reinaldo Carneiro Bastos, sobre o tema: “A ‘Paixão que não se mede’ sintetiza nosso sentimento sobre o futebol paulista. Mais do que uma campanha de marketing, é uma filosofia. Não importa o tamanho da camisa e da história do clube: paixão não se mede”.

Desde que assumiu o comando da Federação, Reinaldo Carneiro Bastos tem reunido esforços para modernizar o Campeonato Paulista. Além de questões esportivas, as mudanças têm passado pela reestruturação de departamentos de marketing e comunicação, com novas iniciativas para valorizar o torneio. Em 2016, no primeiro campeonato sob a nova diretoria, a entidade falou abertamente em mudanças profundas no evento para voltar a crescer em público e audiência.

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