Feira abre em São Paulo com expectativa de alta em negócios

O Adventure Sports Fair 2010 abriu para o público nesta quarta-feira, em São Paulo. Com quatro dias de exposição, a feira deve receber mais de 60 mil visitantes no pavilhão do Anhembi, região norte da cidade. Para a SPTuris, a empresa de turismo da capital paulista, o evento deve gerar R$ 95 milhões em volume de negócios, batendo os R$ 89 milhões atingidos em 2009.

Considerando o turismo gerado pelo evento, a expectativa é de geração de R$ 29 milhões para a cidade, com a visita de cerca de 12 mil turistas. Na edição anterior da feira, 21% do público foi formado por pessoas que não vivem em São Paulo, número que tende a ser superior em 2010. Entre esse público, 1,5% deve ser formado por estrangeiros.

A exposição deste ano conta com, além dos stands das marcas, uma série de atrações interativas, como pistas para test drive de veículos especializados em off road. Fiat e Volkswagem disponibilizam automóveis da marca para que o visitante ande em terrenos montados artificialmente. Entre paredes para escaladas e tanques para esportes aquáticos, haverá uma geleira vinda diretamente da Patagônia Argentina.

Outra novidade está na presença do Rally Dakar, que pela primeira vez faz uma apresentação oficial no Brasil. Há três anos, a competição passou a ser disputada na América do Sul, mas não na região brasileira. Para o Adventure Sports Fair, veículos e equipamentos estarão expostos, além da presença de pilotos da categoria.

Anhembi

Um dos motivos do otimismo quanto ao aumento de turismo para a exposição deste ano está na nova localização do Adventure Sports Fair. Em 2009, o evento foi realizado no centro de exposições Imigrantes, mas ela também já aconteceu no parque do Ibirapuera. Neste ano, a 12ª edição do evento teve o parque do Anhembi como casa.

Para o idealizador da feira, Sérgio Franco, o problema da Imigrantes é que “as pessoas acham que ela é longe, além do acesso ser complicado”. Já o Ibirapuera tem como fator negativo o fato de não ter mais estacionamento, apenas a “Zona Azul”, o que limita a parada de carros em apenas 2 horas. O Anhembi mantém um amplo espaço para veículos, apesar do preço fixo de R$ 25,00 do estacionamento.

O espaço, por outro lado, foi reduzido, mantendo a exposição mais concentrada. Mas, para franco, o imaginário das pessoas sobre o novo local também mantém um peso considerável. “O Anhembi passa um aspecto de ‘passo a frente’, uma evolução na feira”, afirma o idealizador do projeto.    

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