Fenômeno em quadra, Kobe Bryant recuperou negócios à NBA após fim da Era Jordan

Kobe Bryant olha para a cesta no último jogo da carreira

Maior nome da NBA desde o fim da Era Jordan, Kobe Bryant se despediu das quadras em grande estilo: marcando 60 pontos na vitória sobre o Utah Jazz. Fora dela, a direção da liga tem mais motivos para comemorar.  

Fora delas, o armador do Los Angeles Lakers mostrou muito mais do que a capacidade fantástica de marcar pontos e acumular anéis de campeão pelo time da Califórnia. Apelidado de Mamba Negra, Kobe foi capaz de reavivar os negócios em torno da liga mesmo após o impactante adeus de Michael Jordan.

Segundo a Forbes, Kobe atingiu arrecadação recorde de US$ 680 milhões na carreira, ou mais de 46% a mais do que obteve Air Jordan no tempo em que atuava pelo Chicago Bulls. Apenas atletas de esportes individuais acumularam mais riqueza do que Kobe: Michael Schumacher (automobilismo), Tiger Woods (golfe) e Floyd Mayweather (boxe).

O carisma e capacidade atlética do armador dos Lakers atraíram a atenção de diversas marcas. De Adidas, nos anos 90, a Turkish Airlines, mais recentemente, Kobe Bryant deu aval a incontáveis produtos e serviços.

Em 1996, o jovem assinou com a Adidas um contrato de seis anos no valor de US$ 50 milhões. Isso foi antes de sua carreira realmente decolar. Nos anos seguintes vieram acordos com Coca-Cola (para representar a marca Sprite), McDonald’s, Spalding, Nutella e Nintendo, que lançou um game de Kobe.

Telão do Staples Center mostra lancer de Kobe Bryant

Em 2003, Kobe enfrentou uma série de problemas fora de quadra. O principal foi uma acusação de estupro, que arranhou sua imagem e fez a Adidas encerrar seu vínculo com o atleta. Grave erro estratégico. Kobe iniciou, então, parceria com a Nike, acertando primeiro um contrato de US$ 10 milhões ao ano. O acordo foi renovado em 2015.

A marca Kobe também se destacou com o lançamento da linha de relógios de luxo da Nubeo com a marca “Black Mamba”, em 2009. No ano seguinte, ele assinou com a Turkish Airlines.

Em 2013, juntou Lenovo e Hublot a seu portfólio. A última fronteira que desbravou foi o mercado chinês, após parceria firmada com o site Alibaba. Por lá, tornou-se o líder de vendas entre atletas da NBA após a aposentadoria de Yao Ming. Nas férias, participa regularmente de eventos de promoção do basquete na Ásia como embaixador de Nike e Sprite.

Sair da versão mobile