A Ferrari processou a família Wasem, alegando que eles fizeram mau uso da marca da companhia para divulgar propagandas e eventos pessoais, como a festa de aniversário de 18 anos do garoto. “Eles roubaram o sonho de um menino. Eles não têm escrúpulos”, rebateu Sammy em entrevista citada pela Bloomberg.
“O problema não é com o Facebook ou com os fãs, mas com quem tenta usar o nome da Ferrari indevidamente para lucrar com isso”, falou Stefano Lai, porta-voz da Ferrari. “Não ganhamos dinheiro com merchandise na página”, retrucou Sammy.
A família Wasen entrou com um processo em fevereiro de 2013 e pede cerca de US$ 11 milhões (cerca de R$ 25 milhões) na ação. “Ainda não fomos notificados formalmente de nada”, afirmou Stefano Lai. De acordo com as regras do Facebook, uma pessoa pode criar uma fan page de uma marca contanto que não fale em nome da empresa ou viole propriedades intelectuais.
Algo semelhante já aconteceu com a Coca-Cola. Em 2008, a companhia acabou contratando os dois fãs que cuidavam da página não-oficial no Facebook. A companhia tornou a fan page oficial, e Dusty Sorg e Michael Jedrzejewski viraram funcionários da Coca-Cola. A página passou de 2 milhões de likes na época para 80 milhões nos dias atuais.