A publicidade de empresas da indústria do cigarro foi proibida na Fórmula 1 em 2007. Apesar disso, a Ferrari renovou até 2015 uma parceria que mantém com um gigante do setor. A escuderia ampliou sua associação à Philip Morris, dona da marca Marlboro.
Segundo relatório da consultoria “Formula Money”, o contrato da Marlboro com a Ferrari é atualmente o maior patrocínio da Fórmula 1. O atual documento, que expira no fim de 2011, rende US$ 100 milhões por temporada à escuderia.
Graças a isso, ainda de acordo com levantamento da “Formula Money”, a Ferrari é o time que mais arrecada com patrocínios na Fórmula 1. A equipe amealha cerca de US$ 215,5 milhões por ano, mais do que os US$ 168 milhões da vice-líder McLaren.
Os valores envolvidos no novo acordo entre Ferrari e Philip Morris não foram revelados. As duas marcas são parceiras desde o início de 1984, e a Marlboro tem cota de title sponsor do time desde a temporada 1997.
Por essa ligação com a Philip Morris, a Ferrari foi a última escuderia da F-1 a abrir mão de patrocínios ligados ao tabaco. Até o ano passado, a escuderia usava um código de barras em seus carros para fazer relação à marca Marlboro. Esse detalhe foi retirado depois de a equipe receber acusações de publicidade subliminar.