O Internacional faz nos dias 5 e 6 de abril a reinauguração do estádio Beira-Rio, reformado para a Copa do Mundo deste ano, com uma festa que, pelo menos em termos de custos, tem padrão americano. Prepare-se para o susto. A Festa Gigante, que compreende shows no sábado e o jogo inaugural com o Peñarol no domingo, vai custar R$ 24 milhões, segundo revelou Adauri Silveira, vice-presidente de marketing do clube gaúcho, à Máquina do Esporte.
Para se ter uma ideia, este foi o custo do “Clássico de Inverno” da NHL, a liga de hóquei dos Estados Unidos, de 2014. No dia 1º de janeiro, o Toronto Maple Leafs ganhou do Detroit Red Wings em um estádio a céu aberto (comum no futebol, mas não no hóquei) com 105.491 torcedores. Foi o maior público da história da NHL. O evento inteiro custou US$ 10 milhões, equivalentes a R$ 23,4 milhões naquela data, mesmo valor que a Festa Gigante vai demandar.
O trunfo do Internacional é que quem vai pagar a conta é o consórcio formado por Engage Eventos e Histórias Incríveis. A primeira é uma empresa de eventos, e a segunda é uma produtora cultural e audiovisual. O negócio funciona assim: até que os R$ 24 milhões sejam totalmente pagos, as receitas ficam para o consórcio. A partir daí, o que vier de lucro vai render uma porcentagem para o clube. É uma jogada segura. Se tudo der certíssimo, o Inter ganha, mas não ganha tanto quanto poderia. Se a receita não for como a projetada, pelo menos as finanças do time estão a salvo.
É também por isso que os ingressos estão tão caros para a Festa Gigante. Um combo, com direito a espetáculo no sábado e jogo no domingo, custa R$ 665 no lugar mais barato do Beira-Rio, a cadeira superior. Esta categoria, chamada de “popular” pelos dirigentes do clube, já está esgotada. A cadeira inferior sai por R$ 895, também esgotada. O combo das cadeiras locadas, por R$ 1.020, e os dos assentos VIPs, por R$ 1.530. No “Clássico de Inverno” da NHL, o ingresso médio ficou em US$ 186, iguais a R$ 435, mais barato do que todos os tíquetes do Inter.
Um ponto forte, comercialmente, serão as suítes e os chamados “skyboxes” do Beira-Rio. Suítes de 14 lugares custam R$ 26.800, as de 16 lugares saem por R$ 30.600, e as de 18 lugares, por R$ 34.450. Os skyboxes, os assentos mais “premium” da arena, camarotes que ficam bem no alto, próximos da cobertura, com 24 lugares, custam R$ 46.000 cada. Todos esses preços são para o combo de show e jogo inaugural contra o Peñarol. Cada um, individualmente, sai um pouco mais barato.
Na realidade, o que o Inter quer é reinaugurar o estádio, agradar os torcedores e não sair com uma dívida para pagar, “Se pagar a festa, está ótimo”, diz Silveira. “Nós não podemos ter prejuízo”. O clube e o consórcio conseguiram vender algumas cotas de patrocínio, mas o vice-presidente de marketing admite que a maior parte da receita vai sair das bilheterias. Na NHL, o jogo para 105 mil pessoas no estádio rendeu mais de US$ 30 milhões. Para o bem da Engage e da Histórias Incríveis, é bom que a Festa Gigante tenha padrão americano também nas receitas.