A derrota na final do Campeonato Baiano, diante do Bahia de Feira, deixou sequelas no departamento de marketing do Vitória. Para a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, marcada para o próximo sábado (21), contra o Vila Nova, o clube teve de abrir mão de determinadas ações por causa do des”nimo da torcida.
“Os resultados em campo influenciam, e nossa torcida está meio chateada com o time”, conta Álvaro Ribeiro, assistente de marketing da equipe rubro-negra. “Como ainda é muito recente, isso fez com que a gente estudasse novamente algumas ideias. Vamos segurar um pouco, pensar no que é interessante para o Brasileiro”.
O momento, de fato, não ajuda o marketing do Vitória. Na última quinta-feira, cerca de 50 torcedores foram ao Barradão para protestar a perda do Estadual e a reivindicar a volta à primeira divisão do Nacional. O técnico Antônio Lopes, responsável pela equipe durante o início do ano, foi demitido logo após a derrota na decisão.
Uma das ações previstas para o início do campeonato é a presença do mascote em campo durante as partidas da Série B. Além da insatisfação da torcida, o Vitória decidiu não colocar o “leão” em campo na estreia por não ter a autorização da CBF. Como o uniforme do mascote leva a marca de patrocinadores, a entidade poderia barrá-lo.
O trauma no marketing, na verdade, também é explicado pelo otimismo com que o clube encarou a final do Baiano. Para a partida derradeira, o estádio Barradão havia recebido nova identidade visual, com símbolos e escudos do Vitória espalhados em novos locais. O mascote, presente no fiasco, era uma das novidades para celebrar o título.