Fiat usa Trofeo Linea para promover sedã

Prestes a completar um ano no mercado brasileiro, o modelo Linea continua sem cumprir as expectativas de vendas da Fiat. Para reverter esse quadro, a montadora italiana escolheu o sedã para protagonizar a nova categoria de turismo do Brasil, idealizada pelo piloto Felipe Massa, batizada de Trofeo Linea. A previsão da Fiat era comercializar 2,5 mil unidades ao mês. O carro, no entanto, ocupa apenas a 41ª posição na lista dos mais vendidos do país, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabreve) do mês de agosto. ?O Trofeo Linea vai posicionar o nosso produto numa categoria superior. Além disso, a escolha foi feita com base no motor T-Jet, que será usado na competição e já faz parte do modelo?, afirma Cledorvino Belini, presidente da Fiat no Brasil. Segundo o executivo, a meta é repetir o que foi feito no passado com os seus líderes de venda. Lançado em 1984, o Uno Mille ainda é o terceiro carro mais popular do país, com 13,9 mil unidades vendidas ao mês. O modelo também deu nome a uma categoria de turismo na década de 1990. Em 1997, durante o processo de substituição do Uno como principal produto da empresa, a Fiat lançou a Fórmula Palio para promover o lançamento. A tática deu certo. Atualmente, o carro é o segundo no ranking da Fenabrave, com 17,1 mil unidades vendidas em agosto. O topo da lista pertence ao Gol, da Volkswagen. ?Tanto o Uno quanto o Palio pertencem à categoria de carros populares, os números de vendas são diferentes. Não tenho dúvidas, entretanto, de que a nova competição pode repetir, em menor escala, o sucesso das provas anteriores para a promoção dos modelos?, avalia Belini. Na temporada passada, houve rumores de que a Fiat poderia levar o Línea para a Stock Car, mas a participação foi descartada pela empresa. O sedã italiano só faz parte do Campeonato Argentino de TC2000.

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