A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) irá sofrer uma intervenção na administração da entidade. A Federação Internacional de Basquete (FIBA) tem se mostrado preocupada com a má gestão financeira de seu braço no Brasil.
Segundo o seu último boletim financeiro, a Confederação Brasileira acumula uma dívida de R$ 17 milhões. Parte do que a CBB deve é justamente para a Federação Internacional.
Com a situação financeira delicada, a FIBA resolveu enviar ao Brasil o espanhol Jose Luiz Saez, ex-presidente da Federação Espanhola e membro do Comitê Executivo da FIBA, para ser uma espécie de consultor da entidade brasileira. O dirigente já realizou serviços semelhantes no México.
A notícia foi divulgada pelo blog Bala na Cesta, do Uol, na segunda-feira. Segundo a publicação, a FIBA tomou a decisão após o cancelamento da etapa do Mundial 3×3, que deveria acontecer na próxima semana, no Rio de Janeiro.
Entre os problemas vividos pela CBB, estaria a falta de pagamento pelo convite do Mundial de basquete de 2014. Na Copa América sub-18, o Brasil quase ficou fora do torneio graças aos entraves financeiros.
No fim da segunda-feira, a CBB lançou nota oficial para negar que a presença da FIBA seja uma intervenção forçada. A entidade confirmou, no entanto, a “ajuda” de Jose Luiz Saez.