Fifa divulga que investiga Ricardo Teixeira e Franz Beckenbauer

Ricardo Teixeira na época em que era presidente do comitê da Copa-2014

O Comitê de Ética da Fifa incluiu o brasileiro Ricardo Teixeira e o alemão Franz Beckenbauer na lista dos dirigentes investigados que teriam “violado o código de ética” da entidade. Outros dirigentes que estão sob investigação são Angel Maria Villar (vice da Uefa e presidente da federação espanhola), Worawi Makudi (mandatário da federação tailandesa), Amos Adamu (diretor da federação nigeriana), Eugenio Figueredo e Nicolás Leoz (ex-presidentes da Conmebol).

A Fifa não informa quais são as acusações contra esses dirigentes, mas é provável que as eleições para sede das Copas do Mundo de 2018 (Rússia) e 2022 (Qatar) façam parte do inquérito.

A entidade também garantiu que dará uma resolução final ao caso do ex-presidente Joseph Blatter, do ex-secretário-geral Jérôme Valcke, e do presidente da Uefa, Michel Platini, antes do final dos 90 dias de suspensão que foi imposto aos dirigentes. Valcke está envolvido em esquema de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo.

Webb e Figueredo permanecem presos na Suíça desde maio junto com o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF. Eles foram detidos a pedido da Justiça dos EUA às vésperas do Congresso da Fifa que reelegeu Blatter à presidência. 

Sair da versão mobile