Fifa lança pôster da Copa com referências a período soviético

Iuri Gagarin, Sputnik, visual retrô e o lendário goleiro Lev Yashin. Foi com esses elementos que a Fifa e a organização da Copa do Mundo na Rússia lançaram o pôster oficial do Mundial de 2018.

Até o local da apresentação da imagem, uma estação de metrô em Moscou, mantém referências diretas ao período da União Soviética, vigente na Rússia até 1991. As vistosas paradas dos trens foram pensadas por Josef Stálin para ser uma lembrança do progresso do país, na década de 1930.

A figura de Yashin em busca de uma bola com a Rússia vista do espaço foi uma criação do artista plástico russo Igor Gurovich. Além da associação ao satélite Sputnik, as linhas retas rementem ao Construtivismo Russo, movimento criado após a revolução do país, no fim da segunda década do século XX.

O movimento, por sinal, foi abolido pelo próprio governo totalitário de Stálin, que impôs o chamado Realismo Socialista como padrão de estética na União Soviética a partir da década de 1930.

“Para nós, foi muito importante retratar a Rússia como país anfitrião no cartaz oficial. É por isso que escolhemos Lev Yashin, um símbolo do futebol russo, como a figura principal. Tenho certeza de que o cartaz se tornará um dos símbolos mais memoráveis ​​da Copa do Mundo”, comentou o presidente do Comitê Organizador Local da Rússia 2018, Vitaly Mutko, ao site da Fifa.

Sair da versão mobile