Real Madrid e Atlético de Madrid receberam, nesta quinta-feira, punição da Fifa por contratarem jogadores menores de idade, algo proibido pela entidade. Com a pena, ambos os times não poderão contratar novos atletas durante um ano, o que abrange duas janelas de negócios. A atual, até o fim de janeiro, está liberada.
O anúncio da Fifa já foi feito, mas os detalhes das negociações que levaram os clubes a serem punidos não foram revelados. Basicamente, não foi dito quais foram os jogadores contratados ilegalmente pelas equipes.
“Os dois clubes foram considerados culpados da violação de várias normas relativas à transferência internacional e inscrição de jogadores estrangeiros menores”, informou a Fifa.
Além da proibição de contratação, os clubes terão que pagar uma multa pelo caso. O Atlético de Madrid terá que arcar com € 821 mil, enquanto o Real Madrid pagará € 328 mil. Eles terão 90 dias para regularizar suas situações.
A situação é parecida com a vivida por outro clube espanhol, o Barcelona. E o problema do time catalão foi exatamente o mesmo: contratação de menores. Na época, a Fifa indicou que o clube havia feito práticas irregulares entre 2009 e 2013. No total, seriam 10 atletas envolvidos nesse tipo de negociação.