Fifa suspende avaliador de candidaturas da Copa

O Comitê de Ética da Fifa anunciou na quinta-feira a suspensão do ex-presidente da Federação Chilena de Futebol e inspetor de candidaturas para a Copa do Mundo de 2018 e 2022, Harold Mayne-Nicholls. Ele será banido por sete anos de qualquer atividade relacionada ao futebol.

Segundo a Fifa, o dirigente não cumpriu sua obrigação de se manter neutro em seu trabalho. A entidade afirma que Mayne-Nicholls recebeu favores pessoais em uma das inspeções nos comitês de Copa do Mundo, o que comprometeria a escolha certa para as sedes da Copa do Mundo.

Entre os pedidos pessoais realizados, foi citado a indicação de familiares em instituição vinculada ao Comitê de Candidatura. “Ao fazer os pedidos, o Sr. Mayne-Nicholls não agiu de interesses da Fifa e ignorou sua responsabilidade como um oficial de alta patente da Fifa, alguém que era esperado para agir com o máximo de neutralidade e integridade”, afirmou a entidade em comunicado.

Mayne-Nicholls respondeu publicamente à decisão da Fifa por meio das redes sociais. “Apelarei a todos os órgãos judiciais superiores estabelecidos nos estatutos da Fifa e do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte). Surpreende-me que a Fifa publique uma sanção que tem recursos pendentes”, afirmou.  

Sair da versão mobile