A Fifa e o comitê organizador local (COL) da Copa do Mundo de 2014 promoverão evento em Johanesburgo nesta quinta-feira para apresentar a logomarca oficial do torneio que acontecerá no Brasil. A divulgação da imagem, contudo, não deve apresentar nenhuma novidade.
A logomarca que será mostrada nesta quinta-feira é a mesma que foi divulgada pelo portal “IG” em maio deste ano. Trata-se de um desenho estilizado da taça da Copa do Mundo, formada por três mãos e o número 2014. A imagem une verde e amarelo (no “corpo” da taça) com vermelho (na data).
A escolha do logotipo foi feita por um grupo de notáveis eleito pelo COL. Participaram dirigentes como Ricardo Teixeira, presidente do comitê e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, a cantora Ivete Sangalo e a modelo Gisele Bündchen.
A Fifa fez no dia 29 de março o registro da logomarca no Escritório de marcas e registros de design da União Europeia (OHMI, na sigla em inglês). A partir da apresentação, marcada para esta quinta-feira, a imagem será usada em todos os eventos oficiais relacionados à Copa do Mundo de 2014.
Em Johanesburgo, onde a logomarca será divulgada, a veracidade da imagem chegou a ser contestada por dirigentes de patrocinadores da Copa do Mundo. Essas pessoas consideravam a possibilidade de a Fifa ter registrado o desenho para ter uma segurança, mas oficializar uma versão diferente nesta semana.