O Figueirense tem investido para aumentar sua gama de produtos licenciados no mercado. Após camisas comemorativas e produtos mais convencionais, seu próximo lançamento sai da linha da normalidade que é usualmente vista no futebol brasileiro. Trata-se de um celular da Nokia personalizado com detalhes do clube catarinense.
O aparelho, um Nokia X201, virá com toques, papel de parede e vídeos sobre o Figueirense. Quem o comprar, ganhará também uma camisa comemorativa do time, exclusiva para os donos do aparelho, que custará R$ 299,00.
O lançamento é mais um fruto da parceria entre o clube e a Uniarte, que faz brindes e presentes, e também mantém acordos com o Avaí, o Grêmio e o Internacional. A empresa foi contratada pelo Figueirense para produzir os seus licenciados, mas avançou com a parceria ao viabilizar o negócio com a Nokia.
O celular personalizado é da Tim, empresa de telefonia móvel que mantém oito clubes brasileiros como patrocinados. Esse, no entanto, não é o caso do Figueirense, e a negociação nem mesmo chegou a ligar diretamente essas duas partes.
O chip, portanto, não tem nenhuma personalização envolvendo o clube. No Brasil, os casos de celular com a marca do clube envolviam a operadora móvel, com chips personalizados. Essa foi a forma encontrada pela Tim para acionar seu patrocínio com Internacional e Grêmio. O Corinthians, antes de fechar com a empresa, chegou a ter um produto semelhante com a Claro.
Nos últimos dois anos, o Figueirense tem feito dos produtos licenciados uma fonte crescente de receita. Hoje, o clube conta com 620 itens que são comercializados para os seus torcedores, o que representa um aumento de 200% em relação ao início de 2010.