Com aproximadamente 14 mil sócios com direito a assento cativo no estádio Orlando Scarpelli, o Figueirense decidiu importar um modelo europeu para impulsionar as bilheterias. O departamento de marketing da equipe está concluindo sistema no qual esses associados poderão renunciar à cadeira e ganhar, em contrapartida, pontos.
A fórmula é similar ao que faz o Barcelona, um dos exemplos bem sucedidos na Europa. A agremiação espanhola pede para que torcedores com cadeira cativa avisem em tempo útil se irão comparecer ao estádio Camp Nou. Caso o filiado resigne ao direito, recebe parte do valor recebido pelo time respectivo à venda da entrada.
O clube catarinense, todavia, já descartou a possibilidade de ceder ao associado que avisar a ausência qualquer espécie de recompensa financeira. O modelo a ser adotado, a exemplo do que o Internacional já cogitou fazer no Rio Grande do Sul, dará pontos a esses sócios, que poderão posteriormente ser trocados por produtos licenciados.
“Nós pensamos em alguma quantia, mas assim conseguimos, além de não ter desembolsar o dinheiro, fomentar a venda de artigos licenciados”, explica Fernando Kleimmann, gerente de marketing do Figueirense. Os produtos a serem repassados ainda não foram definidos, mas haverá camisas, agasalhos, entre outros.
O objetivo do time alvinegro é coibir que em partidas cobiçadas pelo público – como confrontos com Flamengo, Corinthians e Vasco – parte do arrecadado com a comercialização de entradas seja desperdiçada com cadeiras cativas vazias. O plano de associação a ser lançado em breve pelo marketing não envolverá ingresso gratuito.
O Figueirense, que está fazendo pesquisa durante o recadastramento de todos os atuais 14 mil sócios, está confiante de que a novidade será bem recebida pela torcida. “Pensei que muitos iriam rejeitar a ideia, mas 70% disseram que aceitam trocar o assento por pontos porque ajudaria o clube”, revela Kleimmann.
Ainda não há previsão sobre quando esse sistema será inaugurado. Antes disso, a equipe catarinense precisa finalizar o recadastramento dos filiados, cujas respostas fornecidas serão usadas para definir detalhes relacionados a esse projeto. A expectativa é que a pesquisa com os sócios termine nas próximas duas semanas.