O Figueirense chega à última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro com missão cumprida. Promovido à primeira divisão, da qual esteve afastado desde o fim de 2008, quando foi rebaixado, o clube planejou várias festividades para comemorar a volta com foco no entretenimento de torcedores, sem perspectiva de lucro.
Estão previstos para a tarde de sábado (27), quando a última partida do torneio será disputada contra o Paraná, às 17h, queima de fogos de artifício antes e após o jogo, desfile de torcedoras e Papai Noel, interpretação do Hino Nacional por 20 sanfoneiros e volta olímpica, no intervalo do jogo, de Abimael – autor do gol, em 2001, que promoveu a equipe à elite.
Em termos gerais, o evento será explorado pelo departamento de marketing do time catarinense para estreitar laços com torcida e parceiros. Haverá, por exemplo, distribuição de bandeirinhas personalizadas da Ambev, “bate-bate” da Net, adesivos e bonés da Eletrosul e uso, por parte de jogadores, de camisa personalizada produzida pela Fila.
Apesar de ser uma oportunidade para desenvolver ações de captação de novos sócios, o Figueirense optou por se restringir às ações de relacionamento com torcedores. “Nós só vamos comemorar o acesso e agradecer a torcida por sempre nos apoiar”, explica a assistente de marketing, Cristiane Machado. “Ações com quadro social vêm depois”.