Finais dos Estaduais puxam ações de patrocinadores pelo Brasil

Os campeonatos estaduais estão longe de serem unanimidades entre os torcedores, mas, nesta semana, mostraram-se úteis a pelo menos uma categoria específica: os patrocinadores dos clubes. Os torneios espalhados pelo Brasil serviram de plataforma de ativação para as marcas que têm relação direta com as equipes. E o principal exemplo esteve no Corinthians.

Os parceiros do campeão paulista aproveitaram o título da equipe para fazer ações com os torcedores. Nesta segunda-feira (22), a ALE Combustíveis anunciou uma campanha para dar descontos de 50% na visita à arena do time, em Itaquera. Para isso, é preciso procurar placas expostas no estádio em uma foto 360º tirada durante a partida do último domingo (21). Cada anúncio possui uma frase. O cliente precisa ir a um site, se cadastrar, dizer a frase vista na imagem e ganhar o abatimento.

Foto: Divulgação / ALE

A ALE não foi a única. No fim de semana da partida, a cerveja Estrella Galicia lançou um vídeo para pedir que os torcedores corintianos ficassem em pé durante a partida decisiva como forma de “resistência”, um conceito usado pela marca. O vídeo foi exposto em redes sociais e no telão da Arena Corinthians.

Foto: Divulgação / Estrella Galicia

Em campo, após a conquista do título, a Estrella Galicia distribuiu copos de cervejas para os jogadores. No gramado, a Positivo também ganhou destaque, graças a uma selfie tirada com um celular da empresa. O responsável pela foto foi Vagner Love, herói do jogo. A imagem foi para as redes sociais da equipe paulista.

O meio on-line, aliás, foi o mais usado pelas companhias de forma geral. Os bancos digitais, por exemplo, usaram as redes em peso. As contas focadas no BMG e Corinthians e no Digi+ e Cruzeiro colocaram o título do estadual como principal conteúdo nos últimos dias. E até o Banco Inter, patrocinador do São Paulo, usou o Twitter para mandar mensagens de apoio ao time, derrotado no fim de semana. Já a MRV usou a conta da empresa para parabenizar Flamengo e Fortaleza. O mesmo fez a Universidade Brasil com relação ao campeão carioca.

No Sul, a Brahma também usou o Twitter para prestigiar o Grêmio na última semana. O destaque, no entanto, foi a ação realizada pela Uber que fez uma disputa entre os tricolores e o Internacional. Durante a semana da decisão, quem usava o código dos times ganhava desconto em viagens. E a torcida que mais usou a ativação ganhou abatimentos ainda maiores da empresa de transporte.

De maneira geral, os clubes vencedores fizeram uso intensivo de seus canais oficiais, com fotos, vídeos e brincadeiras. As ações, no entanto, tiveram tempo limitado: há jogos importantes no meio de semana. No fim, os Estaduais mostraram que ainda têm peso para o mercado, mesmo com um calendário tão apertado.

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