Se há um bom indicador de que o brasileiro anda mais interessado no futebol europeu do que no próprio campeonato, esta é a Liga dos Campeões. O título do Real Madrid sobre o Atlético de Madrid marcou recorde de audiência e teve crescimentos em quaisquer comparações.
A Globo, com 16 pontos e 31% de share, conseguiu aumentar a audiência que tem nas tardes de sábado. O Caldeirão do Huck costuma dar 14 pontos. A Bandeirantes, com sete pontos e 13% de share, ficou em segundo lugar, uma posição que comemora sempre que alcança.
A final de 2013/2014, mesmo sem Neymar, Messi e Barcelona, bateu todas as já exibidas pela TV aberta brasileira. Na realidade, a decisão da Liga dos Campeões vinha caindo a cada edição. Em 2011, a vitória do Barcelona sobre o Manchester United deu 21 pontos. Em 2012, título do Chelsea sobre o Bayern de Munique, 19 pontos. E em 2013, no triunfo do Bayern contra o rival Borussia Dortmund, 18 pontos. Todas abaixo dos 23 pontos do décimo título europeu do Real.
E assim se vê, com números, que o futebol brasileiro começa a ser alcançado pelo europeu em relação ao público. A goleada do Corinthians, no domingo seguinte, marcou os mesmos 23 pontos no Ibope. Melhor resultado do Brasileiro do ano. Ou o Brasil trata melhor das competições nacionais, ou poderá ter menos público do que as europeias.
Redes sociais
Como era de se esperar, os momentos antes, durante a após a final entre os times madrilenhos foram quase totalmente ocupados por comentários em mídias sociais. No Twitter, foram mais de 8 milhões de tuítes relacionados à partida. Quando Gareth Bale fez gol, por exemplo, houve 209 mil posts quase simultâneos somente sobre o lance. No Facebook, o Brasil foi um dos países com maior interação ligada à decisão, junto com México, Indonésia, Espanha e Estados Unidos.