O basquete americano pode definir na noite desta quinta-feira o seu novo campeão. O Golden State Warriors pode sagrar-se bicampeão da NBA se derrotar o Cleveland Cavaliers. O duelo dos times é, também, a personificação da disputa entre Nike e Under Armour pela hegemonia no basquete dos Estados Unidos.
Stephen Curry, maior astro do avassalador time do Warriors, é a grande estrela mundial da Under Armour. Do outro lado, ele enfrenta o fenômeno LeBron James, que faz a sétima final de NBA na carreira e é patrocinado da Nike.
A disputa entre o ascendente Curry e o tradicional James revela um pouco da mudança de forças entre as marcas esportivas no mercado dos Estados Unidos.
Hoje, a Nike é a líder de mercado com folga. A multinacional tem US$ 30 bilhões em vendas. Já a novata concorrente teve no ano passado perto de US$ 4 bi em faturamento.
Consolidada no basquete pela marca Jordan, a Nike tem em LeBron a manutenção de seu reinado, que seria prolongado com Curry. Mas, em 2013, a Under Armour apostou alto no ídolo do Warrriors.
Fez uma proposta milionária de valor fixo e deu a Curry participação na empresa, além de royalties pela venda de tênis. A expectativa da marca é, assim, elevar o basquete para um negócio de US$ 1 bilhão em até cinco anos.
Na temporada deste ano, as duas marcas provaram que suas apostas em garoto-propaganda estavam corretas. James e Curry são os líderes dos dois finalistas.
A Nike, de LeBron, luta para se manter como líder do mercado. Mas Curry e Under Armour tentam vir a ser os novos protagonistas. No final das contas, o duelo decisivo da NBA é, a seu modo, o resumo da briga que há hoje pelo mercado de basquete nos EUA.