Final entre ‘queridinhos’ reforça NBA no Brasil

Pelo quarto ano consecutivo, a decisão da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos, reunirá o Cleveland Cavaliers e o Golden State Warriors. A previsibilidade da decisão não poderia ser melhor para a liga. Pelo menos para os planos de expansão da marca da NBA dentro do Brasil.

LeBron James (Cleveland) e Stephen Curry (Warriors) são os líderes dos dois times e, também, nas vendas de camisas da NBA no país, segundo dados da própria liga. O time de James é o que mais vende produtos oficiais, enquanto o de Curry está em terceiro lugar. Tudo isso deve dar ainda mais visibilidade e audiência para a NBA Finals, casa que será aberta no próximo dia 6 de junho, em São Paulo, para celebrar a decisão de 2018 da liga de basquete americana no Brasil.

Além disso, a decisão entre os dois times deve aquecer a busca dos brasileiros por uma vaga no ginásio. Segundo dados da plataforma de venda de ingressos StubHub, o Brasil é o sétimo país no mundo que mais procura bilhetes da NBA.

“Considerando apenas países latino-americanos o Brasil ficou em primeiro lugar, reforçando a tendência dos brasileiros de incluir eventos esportivos e culturais em seus roteiros de viagem ou mesmo de organizar viagens em torno de um evento”, afirma Daniela Marques, gerente de relações públicas da StubHub no Brasil.

O sucesso comercial de Cleveland e Warriors reforça também o plano de expansão dos negócios da NBA no Brasil. Em breve, a cidade de São Paulo terá uma nova unidade da NBA Store. A cidade também deverá abrigar, no próximo semestre, o segundo NBA Cafe no mundo, bar temático permanente da liga.

“Queremos dar ao público a sensação de ser abraçado pela liga, de sentir que realmente faz parte do universo NBA”, afirmou Rodrigo Vicentini, diretor de marketing da NBA no Brasil sobre o relançamento da casa específica para as finais.

O projeto de expansão da marca passa exatamente por trazer mais atrativos da NBAque vão além do Global Games, jogos de pré-temporada da liga que foram realizados no país entre 2013 e 2015.


Casa da NBA para as finais, montada em São Paulo em 2017 e agora em 2018 / Divulgação

Agora, o objetivo é dar mais visibilidade para a própria competição e ativar localmente parceiros comerciais. Na NBA Finals, bares da Budweiser e miniquadras com a marca da Gatorade vão dar mais opções de entretenimento aos fãs.

Enquanto, em quadra, Cleveland e Warriors vivem uma hegemonia, fora dela o crescimento da NBA passa por transformar-se num produto cada vez mais desejado pelo torcedor brasileiro. Ainda mais nas finais.

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