Flamengo, Athletico-PR e Inter são destaques nas mídias sociais

O Ibope Repucom divulgou, nesta segunda-feira (7), o ranking digital do futebol brasileiro relativo ao mês de setembro. Pelo nono ano consecutivo, o Flamengo liderou o crescimento absoluto nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), com 405 mil novos seguidores. Corinthians, Internacional, Athletico-PR e Palmeiras completaram o Top 5 mensal.  

Além de liderar no geral, o Flamengo conseguiu emplacar a primeira colocação nas quatro redes sociais individualmente. O principal destaque foi o Instagram, em que o clube carioca ultrapassou a marca de 5 milhões de seguidores e se tornou o primeiro brasileiro a alcançar tal feito. Entre janeiro e setembro, o rubro-negro já acumulou quase 3,4 milhões de novos inscritos, o dobro do resultado total de 2018.

O Corinthians ficou na segunda colocação com 94 mil novos seguidores, 84 mil deles apenas no Instagram. Logo em seguida, vieram Internacional e Athletico-PR, os finalistas da Copa do Brasil. Vice-campeão do torneio, o clube gaúcho obteve 82 mil novos seguidores no geral e se tornou o 10º time a passar a barreira de 1 milhão de seguidores no Instagram. Já o Athletico-PR, com ajuda do título conquistado, conquistou 71 mil novos seguidores.

O Palmeiras fecha o Top 5 com um de 66 mil seguidores no geral. A TV Palmeiras, conta oficial do clube no YouTube, foi o segundo que mais cresceu dentre todos os canais de clubes de futebol brasileiros, atrás apenas do Flamengo. Assim como o Internacional, o Santos também alcançou 1 milhão de seguidores no Instagram em setembro, sendo o 11º clube do país a ultrapassar esse número.

“Não há fronteiras no mundo digital e não há limite para o fortalecimento da cultura digital de todo o mercado. Isso se aplica a todos os clubes ou entidades esportivas, independentemente do seu tamanho ou popularidade. Ainda há muita oportunidade de mesmo os clubes com maiores torcidas e bases digitais desenvolverem e expandirem seu alcance. Obviamente, a fase do clube influencia fortemente no nível de interesse e demanda por consumo de conteúdo por parte dos torcedores, mas gerar conteúdo de qualidade e relevante para os torcedores está total e exclusivamente sob o controle da gestão de comunicação dos clubes”, resumiu José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom.

Veja o Top 20 na lista abaixo:

Sair da versão mobile