As negociações para definir a fornecedora de materiais esportivos do Flamengo estão mais próximas de um desfecho. Ao menos é isso que pensa o clube, que espera receber o contrato formal da Adidas na próxima segunda-feira, 15 de outubro. O time tem nas mãos atualmente a minuta do acordo, mas pretende solicitar algumas alterações. A diretoria espera definir a situação até o fim deste mês.
O contrato de dez anos, proposto pela Adidas, é um dos principais pontos de discussão interna no Flamengo. Alguns diretores da equipe rubro-negra consideram o período muito longo, e por isso o clube estuda alternativas. Uma das ideias é um aumento anual progressivo durante a vigência do acordo.
“Dez anos é um período muito longo para definirmos as coisas. Nada permanece estático nesse período, e o mercado também se comporta dessa maneira. Estamos propondo uma cláusula de reajuste no contrato com a Adidas, que permite que os valores mudem de acordo com a valorização da marca Flamengo ao longo dos anos”, ressaltou Leonardo Ribeiro, Presidente do conselho fiscal do clube.
Atualmente, as duas partes discutem três assuntos principais: produção de materiais esportivos, licenciamento e bônus em caso de conquistas.
A Adidas fez uma oferta inicial de R$ 350 milhões por dez anos de contrato com o Flamengo. No clube, porém, a expectativa é que o montante final supere esse valor. O aumento anual progressivo, por exemplo, seria uma forma de inflacionar a receita.
Além disso, a Adidas vai investir na conclusão do museu do Flamengo. O aparato foi um dos principais projetos de campanha de Patrícia Amorim quando ela chegou à presidência do clube, e a Olympikus já havia colocado mais de R$ 10 milhões na construção. A estimativa é que o equipamento consuma outros R$ 3 milhões, que sairão dos cofres da nova parceira.
Se esses detalhes forem acertados entre Adidas e Flamengo e o contrato for assinado ainda em outubro, o time rubro-negro deve vestir a nova marca a partir de maio de 2013. Esse é o tempo estipulado pela empresa alemã para desenhar e produzir o novo enxoval.
O prazo também asseguraria as vendas de fim de ano da Olympikus. A empresa, fornecedora de material esportivo do Flamengo desde 2009, já acertou com Patrícia Amorim os termos do desenlace.
Procuradas pela reportagem, Adidas e Olympikus não comentam oficialmente o andamento das conversas com o Flamengo.
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