Flamengo fecha com Jeep, e Fiat volta ao futebol

Renegade, da Jeep, passou a ser fabricado no Brasil.

O Flamengo está próximo de acertar um novo patrocinador: a marca americana Jeep, do grupo Fiat. Clube e empresa confirmaram as negociações, que dependem apenas da aprovação do Conselho Deliberativo do clube. Nos moldes acertados, o logotipo da empresa ficará na barra da camisa, em acordo de cerca de R$ 4 milhões válido até o fim de 2015.

Oficialmente, no entanto, o contrato não foi assinado por ora. As duas partes, portanto, não adiantaram detalhes do novo acordo. A assinatura só sairá após a aprovação do Conselho, algo que deverá ocorrer nos próximos dias. Raramente o grupo impede algum negócio.

A Jeep começou a produzir no Brasil recentemente. A Fiat instalou uma fábrica no Pernambuco, mas tem dado preferência à marca americana. Hoje, já são vendidos modelos brasileiros do Renegade, que entraram no mercado no início deste ano.

A entrada da marca também significa o retorno da Fiat ao futebol. No início da década de 2010, a empresa italiana foi patrocinadora máster do Palmeiras.

Além disso, o grupo coloca mais uma marca automobilística no mercado de marketing esportivo brasileiro. O próprio Flamengo carregou a Peugeot no uniforme recentemente. A empresa, no entanto, rescindiu com o clube no fim de 2014 sob a alegação de viver problemas financeiros.

No fim de 2014, a Chevrolet aumentou sua participação no futebol ao fechar com a CBF, que até então mantinha o aporte da Volkswagen. Antes, a marca da GM patrocinou uma série de campeonatos estaduais com a compra do title sponsor dos torneios. Nissan, com Jogos Olímpicos, e JAC, com rúgbi, também brigam por um espaço.

Para a Jeep, o esporte brasileiro é uma novidade. Globalmente, a empresa mantém um acordo máster com a Juventus, da Itália. No ano passado, a parceria foi renovada com um contrato válido até 2021, pelo valor estimado de € 17 milhões anuais. 

Sair da versão mobile