O Flamengo apresentou nesta terça-feira (10) o uniforme da Adidas que será usado no Campeonato Brasileiro. A maior novidade da camisa, porém, é o escudo, que foi redesenhado.
A mudança na logomarca faz parte de estratégia do Flamengo de se adequar a grandes clubes internacionais, que têm redesenhado suas marcas. Juventus, da Itália, e PSG, da França, são alguns que mudaram recentemente suas marcas para ter um maior apelo no mercado mundial.
Foto: Reprodução / Twitter (@Flamengo)
“A reformulação dos escudos foi extremamente importante por questões técnicas, institucionais e até mercadológicas. É uma tendência entre as maiores instituições esportivas do mundo, e demos um passo de muito bom gosto, mantendo a identidade tradicional e aliando com a agilidade e a modernidade dos novos tempos”, disse em nota o vice-presidente de relações externas do Flamengo, Antonio Tabet.
No próximo dia 13, a Wix, patrocinadora oficial do Flamengo, lança um hotsite que explica todo o estudo realizado pelos designers envolvidos no projeto de modernização dos símbolos. E, no dia 18 de abril, a camisa fará sua estreia na partida com o Santa Fé, pela Libertadores.
“O resultado de todo esse processo é uma identidade visual renovada, mas que em momento algum descaracteriza a personalidade e o patrimônio visual do Flamengo. Afinal, nosso objetivo sempre foi modernizar sem desrespeitar as tradições”, disse Fabio Lopez, designer que fez o novo símbolo. Ele já havia sido o criador da logo do Rio 2016.
O novo símbolo reforça as iniciais do clube, acabando com o escudo em que ficavam as cores rubro-negras. O layout é uma mescla do símbolo antigo, usado pelo clube de regatas, e o mais recente, do futebol.