Florida Cup fecha formato e aposta em continuidade

O torneio de pré-temporada Florida Cup 2017 foi apresentado oficialmente na quinta-feira (15). O evento exibiu novos times, incluindo o São Paulo, e, após ser inchado nos últimos dois anos, agora foi definido um modelo de tabela e de número de participantes.

A Florida Cup do próximo ano será dividida em duas partes. Na primeira, haverá uma disputa entre Brasil, Alemanha e Estados Unidos, com os times representando suas respectivas nações. Na segunda, haverá um torneio eliminatório.

Segundo a organização, ainda que os times mudem, o formato deverá ser mantido pelos próximos anos. Isso porque a ideia é que o torneio tenha continuidade, algo fundamental para sua identificação com o público sul-americano e, principalmente, norte-americano.

“Quando começamos a pensar na Florida Cup, idealizamos o que ela seria depois de cinco anos. É um processo para que ela tenha cada vez mais apelo entre o público local, até porque o americano tem uma relação diferente com o esporte, mais de entretenimento”, explicou CEO do torneio, Ricardo Villar.

Essa diferença explica por que a partida entre Corinthians e Atlético Mineiro, em 2016, reuniu mais de 10 mil pessoas no estádio, mas outros jogos não tiveram o mesmo resultado. Se a paixão de brasileiros levou público aos estádios, os norte-americanos vão se acostumando aos poucos. Para melhorar a situação, uma série de ativações é prevista, como Fan Fests pelo Estado americano.

Nada que incomode a organização. Segundo Villar, o torneio tem fechado bem a conta. Na apresentação de quinta-feira, cinco patrocinadores foram expostos. “Mas há muitos outros parceiros, além de televisão e bilheteria”, garantiu o executivo.

 

Decisão e Libertadores

O modo eliminatório da Florida Cup 2017 foi um pedido de torcedores, segundo a organização. Em 2016, o Atlético Mineiro foi campeão antes que outros times tivessem feito suas partidas.

Além disso, os jogos que iniciam a disputa remetem a grandes partidas da Copa Libertadores. O Vasco enfrentará o Barcelona de Guayaquil, em referência à final da Libertadores de 1998. Corinthians e River Plate, que duelaram em 2003 e 2006, também se enfrentarão.

Já São Paulo e Internacional, finalistas de 2006 e semifinalistas de 2010, poderão se enfrentar no torneio caso os paulistas passem pelo ShanguaiCHI e os gaúchos derrotem os Millionarios-COL.  

Sair da versão mobile