A companhia russa de energia Gazprom, parceira oficial da Fifa e da Copa do Mundo da Rússia 2018, anunciou o Fluminense como representante do Brasil no programa Futebol pela Amizade.
Essa será a segunda vez que o time participa do projeto. O Fluminense irá enviar um jovem jogador e um técnico para participar do programa social, que tem o objetivo de desenvolver o futebol juvenil, bem como promover a tolerância às diferentes culturas do mundo. Os participantes irão para São Petersburgo, na Rússia, durante a Copa das Confederações, em junho.
“O futebol é uma arte e, por meio dele, queremos simbolizar a amizade para melhorar o mundo. Quando formamos um atleta, formamos também um cidadão melhor”, afirmou Ivan Proença, coordenador técnico pedagógico de Xerém.
Com apenas 12 anos, Juan Assis, atleta da categoria de base do Fluminense, será o representante brasileiro no evento. “Estou muito feliz com essa oportunidade única de estar em outro país, numa final internacional, com jogadores de diversas culturas. Com certeza, vou lembrar disso para sempre”, comemorou.
A edição de 2017 do programa, entre 26 de junho e 3 de julho, terá a participação de 64 países da América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e África.