Fluminense foi assediado por Joma em janeiro

Sob impasse com Adidas, clube carioca recebeu sondagens do exterior

Sob impasse com Adidas, clube carioca recebeu sondagens do exterior

Meses depois de ter acertado a renovação da parceria com a Adidas, a repercussão que o eventual interrompimento da relação com o Fluminense gerou ainda revela surpresas. Em janeiro, durante a negociação entre as partes, o clube brasileiro foi sondado por empresas do exterior. Uma delas era a espanhola Joma.

A fornecedora de material esportivo, fundada em 1965, interessou-se pelo atual campeão nacional para entrar no mercado brasileiro. “A Adidas sempre foi nossa primeira opção, mas nós recebemos sondagens de várias empresas de fora”, afirma Idel Halfen, vice-presidente de marketing do Fluminense.

A fabricante espanhola, contudo, devido à baixíssima penetração no Brasil e na América do Sul, não tinha condições de produzir e distribuir adequadamente os artigos esportivos do clube no país. O ponto de atuação mais próximo da empresa está na América Central, na qual é parceira de oito clubes, cerca de 12% do mercado local.

Uma das ferramentas utilizadas pelo Fluminense para conhecer melhor as empresas que o assediaram durante a negociação com a Adidas, em janeiro deste ano, foi um levantamento feito pela Global Sports Network (GSN). A agência, cujo diretor de marketing é Halfen, mapeou as parcerias entre fabricantes e equipes no mundo.

“Com a pesquisa, foi possível identificar qual era a estratégia dessas empresas, onde elas estavam fortalecidas ou enfraquecidas, e isso ajudou a inferir até que ponto eles teriam fôlego para nos atender ou não”, explica Halfen à Máquina do Esporte. O levantamento serviu como base para entender as ofertas que chegavam.

O uso do estudo para entender o mercado possibilitou ao Fluminense, por exemplo, evitar dores de cabeça como as vividas pelo Vasco. O rival assinou em 2009 com a Champs, que prometia valores superiores aos pagos no mercado, mas enfrentou graves falhas na distribuição dos artigos e viu a parceria ruir no mesmo ano.

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