O argentino Conca foi considerado o melhor jogador do último Campeonato Brasileiro. No entanto, o meia poderá se despedir do Rio de Janeiro nos próximos dias. Com proposta milionária de um clube chinês, o Fluminense deve ficar sem seu principal articular em campo. E o problema não será apenas do treinador.
O marketing tricolor tinha planos de aumentar a participação de Conca em suas ações, aproveitando sua condição crescente de ídolo da torcida. Um dos projetos que estava próximo de ser assinado era para uma versão em miniatura do jogador, algo semelhante do que foi feito com Romerito. Tratava-se de um boneco do jogador.
O alívio do departamento de marketing do Fluminense é que, até então, a imagem do jogador não era usada em peso nas ações do clube. Em sua passagem pelo clube, foram feitas campanhas pontuais, com o uso de imagem convencional e algumas homenagens, como a realizada na Argentina, durante a Libertadores, em referência ao seu desempenho durante o Campeonato Brasileiro de 2010.
A possível saída do meia argentino deverá fazer com que a diretoria de marketing do Fluminense assuma um papel que não irá enaltecer jogadores do clube, pelo menos não com essa prioridade. O vice-presidente de marketing do clube, Idel Halfen, ainda não sabe se contará com Conca para o restante da temporada, mas já crava a medida que seria tomada: “Nós vamos focar no institucional”, afirmou.
Quando o investimento do marketing é focado em uma figura do time atual, a estratégia fica sujeita a esse tipo de imprevisto. Caso mais notável atualmente é o de Renato Gaúcho, ex-técnico do Grêmio. Em Porto Alegre, Renato era usado constantemente nas ações para conseguir mais sócios.
Como o pedido de demissão aconteceu ainda nesta semana, o departamento de marketing do clube gaúcho ainda não decidiu quais serão as medidas para apaziguar esse fato.