O Fluminense apresentou no último fim de semana uma iniciativa cujo foco é o fortalecimento do esporte olímpico tricolor. A equipe acertou parceria com o instituto Reação, criado e mantido pelo judoca Flávio Canto.
“Esse movimento do Fluminense é um reflexo do que está acontecendo no Rio. Com a vinda das Olimpíadas, o atleta olímpico tem potencial para servir de exemplo, para alavancar o espírito do olimpismo”, projetou Canto.
A partir de agora, os atletas do instituto Reação usarão o logotipo do Fluminense em seus quimonos. Em contrapartida, o clube tricolor ajudará com estrutura, prospecção de parceiros e apoio logístico. As duas partes não revelaram se existe também um aporte financeiro.
Inicialmente, o projeto abarca apenas quatro atletas do Reação: Leonardo Leite, Rafaela Silva, Raquel Silva e Adriano Araújo são os quatro primeiros beneficiados. No último fim de semana, cada um recebeu uma camisa personalizada do clube tricolor.
Já existem negociações em andamento para que o projeto atenda a um número maior de garotos do instituto. Criado em 2003, o Reação conta atualmente com cerca de mil garotos.