Foco de mercado distancia planos de ligas de futebol

Se existe uma grande diferença de planejamento entre as principais ligas do futebol mundial, ela passa necessariamente pelo foco. Isso ficou claro na última segunda-feira, em debate realizado na feira internacional de futebol Soccerex.

O evento reuniu em um debate Francisco Roca Perez, CEO da liga espanhola, Redha Chibani, diretor de marketing da liga francesa, Will Wilson, vice-presidente-executivo da liga de futebol profissional dos Estados Unidos (MLS) e Ataíde Gil Guerreiro, diretor-executivo, de relações institucionais e de marketing do Clube dos 13.

O que mais chamou atenção foi a dicotomia entre objetivos de vendas. Sobretudo na comparação entre as duas competições europeias, a americana e a brasileira. “O fato é que o nosso mercado é pequeno demais para ficarmos restritos a ele. Se não vendermos internacionalmente, nunca conseguiremos crescer”, determinou Roca Perez.

A postura foi endossada pelo dirigente da liga francesa: “Na minha visão, não existe um canibalismo. O que existe é uma busca por mercados internacionais importantes, e isso é um caminho irreversível. As principais competições do mundo precisam dessa expansão”.

Curiosamente, o planejamento é bem diferente do que acontece na MLS. Enquanto os europeus falam em ganhar mercado em outras regiões, com foco no mercado asiático, os americanos ainda tentam popularizar a competição internamente.

“A briga que nós enfrentamos é com as outras grandes ligas dos Estados Unidos. Temos um mercado com grande potencial e ainda participamos pouco. Portanto, precisamos expandir nacionalmente primeiro”, determinou Wilson.

O Brasil fica no meio do caminho. Gil Guerreiro reconheceu que é importante o país buscar receitas internacionais, mas cobrou união dos clubes para isso e citou uma série de mudanças que precisam ser feitas no país antes de o plano ser levado adiante.

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