A Amil já havia comprado os naming rights de um teatro em Campinas. Neste mês, lançou também um time de vôlei e uma arena na cidade. Disposta a crescer no interior do país, a empresa de saúde resolveu iniciar o plano no município paulista.
Por causa desse projeto de crescimento, aliás, o ginásio é a principal aposta da Amil no projeto do vôlei. Situado a seis quilômetros de Campinas, o equipamento possui capacidade para cinco mil pessoas, com 28 camarotes e 60 espaços na tribuna VIP.
“O conceito que queremos aqui é o de entretenimento. Pensando nisso, a ideia é que os nossos jogos sempre tenham uma atração diferente. Vamos aproveitar as partidas da equipe de vôlei para colocar DJ, telões de LED e ações de ativação”, explicou Joaquim Thomé, diretor de novos negócios da Amil.
O time de vôlei que a empresa montou em Campinas é feminino. A equipe será comandada por José Roberto Guimarães, técnico bicampeão olímpico em Pequim-2008 e Londres-2012 – ele também conquistou o ouro em Barcelona-1992, quando dirigiu a seleção masculina.
Entre as atletas, os principais destaques são a levantadora Fernandinha, campeã olímpica em Londres-2012, a meio-de-rede Valewska, que estava no time do ouro de Pequim-2008, além das estrangeiras Ramirez (oposta oriunda de Cuba) e Vasileva (ponteira nascida na Bulgária).
“A Amil é uma empresa com uma posição consolidada no eixo Rio-São Paulo, regiões em que a marca é muito forte. Queremos crescer no interior, que vive um momento muito forte, e decidimos começar aqui por Campinas. O vôlei faz parte desse projeto”, disse Thomé.
Além de uma equipe forte, a Amil investirá fortemente em atrações no ginásio. No último domingo, por exemplo, a empresa promoveu show do cantor Leonardo para lançar oficialmente o time.
A ideia é manter em todos os jogos o vínculo entre o vôlei e atrações para o público. A Amil banca totalmente os custos da arena e do novo time – o investimento, contudo, é mantido em sigilo.
A Amil tem contrato de quatro anos com o time de Campinas. O projeto será amparado em um planejamento feito pela agência Noblu, responsável pela parte de marketing esportivo. A empresa de saúde ficou apenas com o trabalho institucional.
Na fase de planejamento, a Noblu enviou representantes para conhecer o funcionamento de ginásios da liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA) e dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
“Fomos ver o que é feito em termos de ações de ativação e captação. Pegamos muitas ideias que já serão colocadas em prática imediatamente, como os telões com LED, e outras que nós vamos desenvolver ao longo do projeto”, disse Guto D’Ottaviano, porta-voz da Noblu.
* O repórter viajou a Campinas a convite da Amil.