Bicampeã olímpica, mas impedida de competir no Rio 2016, a russa Yelena Isinbayeva, 34, anunciou nesta sexta-feira (dia 19) sua aposentadoria do esporte.
“Hoje, 19 de agosto de 2016, no Rio, Yelena Isinbayeva encerra sua carreira profissional. Essa é a minha declaração”, afirmou a recordista mundial do salto com vara com 5,06 m.
Maior nome da história da prova, Isinbayeva participou de quatro edições olímpicas, de 2000 a 2012, tendo se sagrado campeã em Atenas 2004 e Pequim 2008. Também ganhou o bronze em Londres 2012.
A russa ficou de fora do Rio de Janeiro por conta da suspensão imposta pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) ao seu país. O atletismo da Rússia foi suspenso dos Jogos Olímpicos por conta da denúncia de uso sistemático de doping por seus atletas.
Afetada pela punição, Isinbayeva recorreu à Corte de Arbitragem do Esporte, última instância de julgamento, mas não conseguiu liberação para competir. Fora das pistas, a russa foi eleita para a Comissão de Atletas do COI (Comitê Olímpico Internacional) para um mandato de oito anos. Hora de dar uma guinada na carreira
“Com esta eleição para o COI, não digo adeus ao esporte, digo adeus ao salto com vara e às competições. Estou feliz por tudo o que consegui. Ganhei todas as medalhas que podia. Mas agora sou uma atleta que encerrou a carreira”, afirmou Isinbayeva, dona de três títulos mundiais e quatro ouros em Mundiais indoor.
A russa, porém, se envolveu em diversas polêmicas recentemente. Ela foi uma a defender que o relacionamento gay não poderia ser uma coisa tolerável na Rússia durante os Jogos de Sochi. Agora, como membro do COI, Isinbayeva terá que tomar muito mais cuidado com o que fala.