Em dezembro de 2008, após dez anos, o jogador inglês David Beckham anunciou o rompimento de seu contrato com a Pepsi. Nesta semana, ele voltou a fazer parte dos planos de comunicação de uma fabricante de refrigerantes. O meia do Los Angeles Galaxy virou o grande trunfo da marca brasileira Fruki.
Sediada em Lajeado-RS, a Fruki foi fundada em 1924. Trata-se de uma empresa familiar que começou a exportar refrigerantes para os Estados Unidos em dezembro do ano passado – além disso, a marca vende produtos para China, Japão e Uruguai.
No dia 27 de abril, Beckham foi fotografado quando saía de um restaurante em Venice. Na imagem, tinha nas mãos uma lata de guaraná Fruki. A imagem foi enviada à empresa brasileira por um internauta, e desde então passou a ser ferramenta de comunicação.
“Como importador da Fruki e divulgador da marca, fiquei muito feliz em ver a foto dele com uma lata de Fruki na mão”, disse Denis Viegas, responsável pela entrada da Fruki no mercado dos Estados Unidos, em entrevista ao portal “IG”.
A Fruki teve faturamento de R$ 135 milhões no ano passado. A marca tem como principal apelo a venda de produtos com preços mais baixos do que as bebidas concorrentes.
Aline Eggers Bagatini, diretora-administrativa da empresa, viu a foto apenas nesta semana. Repassou a amigos e conhecidos para mostrar que Beckham carregava uma lata de um refrigerante da marca. Isso foi publicado por um site de notícias de Lajeado, e depois gerou repercussão no serviço de microblogs Twitter.
Como não tem contrato com Beckham, a Fruki não pode usar comercialmente a imagem dele. A foto servirá apenas para a empresa tentar atrair credibilidade a seus produtos.
Curiosamente, um dos principais motivos para Beckham ter encerrado seu contrato com a Pepsi foi um reposicionamento de imagem do atleta, que não queria mais ser associado a refrigerantes.