FPA enfrenta fornecedores e lança marca própria

Novo presidente da FPA, Chekin tem plano ambicioso para nova marca - Crédito Site oficial

Novo presidente da FPA, Chekin tem plano ambicioso para nova marca – Crédito Site oficial

Falta atenção. Sim, pelo menos do ponto de vista de Mauro Chekin, presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), falta de atenção é a explicação para que diversas empresas de material esportivo não tivessem mostrado interesse por patrocinar a modalidade nos últimos tempos: “As empresas não tem ligado para o atletismo como um todo, e sim para os grandes nomes. Os atletas de alto rendimento têm patrocínio, mas o resto está escondido”. É por essas e outras razões que a FPA está criando sua própria empresa de material esportivo, a Athletics Federation SP.

“Diversas marcas disseram para nós ‘não posso’, ‘não quero’ ou ‘não é meu objetivo’. Então cansamos de esperar um interessado e decidimos fazer as coisas por conta própria”, declara o dirigente, em entrevista à Máquina do Esporte.

E para que pensa que a ideia é utópica, o projeto já se encontra em fase de implantação. “Já estamos registrando a marca e esperamos apenas a autorização legal para começar a usá-la”, afirma Chekin.

A estratégia é começar simples e dentro de casa: “Pretendemos, em um começo, lançar camisetas, shorts, agasalhos e outros produtos mais simples. Nosso primeiro passo será uniformizar todos os árbitros e as nossas categorias de base com a Athletics Federation SP, como uma forma de “pré-lançamento”, explica.

“A ideia é que até março ou abril do ano que vem já estejam funcionando nossas lojas, tanto a online, como uma loja física na própria sede da Federação”.

A grande base de público para o projeto está também na remodelação do sistema de cadastros e afiliados da FPA: “Hoje no estado de São Paulo temos mais de 150 mil corredores regulares, mas os cadastrados na Federação são menos de 100. Isso é normal, já que atualmente ser cadastrado não dá nenhuma vantagem ao atleta amador, mas a ideia é mudar isso. Nossa meta é atingir cem mil filiados nos próximos dois anos, por meio de incentivos e descontos, nas inscrições para as provas e nos produtos da nova marca da Federação”.

O dirigente acredita que a exploração do crescimento das corridas de rua é a grande chave para o sucesso econômico e de expansão da FPA para os próximos anos. “Queremos pegar um filão onde ninguém investe muito: o corredor de rua. É um projeto ambicioso, mas que tem espaço para crescer”, diz Chekin.

E sonha alto: “É claro que não é nada fácil, principalmente concorrendo contra as grandes marcas, mas até brinco com o pessoal da Federação dizendo que saberemos que tivemos sucesso quando vejamos produtos pirateados da Athletics Federation SP daqui alguns anos na Rua 25 de Março”. 

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