Três meses após a criação de um comitê gestor com participação do poder público e de empresários locais, a equipe de basquete de Franca anunciou que disputará o NBB com o patrocínio da Perfetto Sorvetes.
O contrato é válido, inicialmente, para o campeonato nacional e para a Sul-Americana. Os valores não foram divulgados, mas o investimento foi direcionado para a contratação de reforços: Nezinho e Isaac chegaram por meio do aporte da empresa.
“A Perfetto estava procurando uma entidade que se encaixasse no perfil da empresa para o patrocínio esportivo. O convite do Franca Basquete veio exatamente concretizar o que estávamos esperando. Estamos muito felizes com a parceria, principalmente pela seriedade do trabalho feito pela diretoria e pelas novas contratações “, afirmou Telma Dalcin, diretora de marketing da Perfetto.
Com o novo modelo de gestão, o Franca tem como “mecenas” a rede varejista Magazine Luiza, fundada na cidade em 1957,
Comitê gestor foi criado em julho
A equipe esteve ameaçada de deixar o NBB (Novo Basquete Brasil) por falta de recursos. Para amenizar a situação, foi criado um comitê gestor, formado por empresários da cidade, que iniciaram a reestruturação financeira do time. O primeiro passo foi a renegociação dos salários.
“Após algumas reuniões, os atletas aceitaram permanecer recebendo 50% do valor de contrato. Terminamos o NBB na quinta colocação e com vaga na [Liga] Sul-Americana. Só uma cidade com a história do Franca no basquete conseguiria isso”, afirmou Carlos Renato Donzelli, diretor da holding do Magazine Luiza e membro do Conselho Deliberativo.
Para amenizar a crise, o clube obteve empréstimo de R$ 900 mil com a CRED-ACIF. As dívidas chegavam a R$ 2 milhões. O novo Conselho Deliberativo foi formado por representantes de ACIF, Sindifranca, prefeitura, Magazine Luiza e OAB.
Criou-se também os Conselhos Consultivo e Fiscal. Para buscar patrocinadores, a equipe acertou com a Koch Tavares, que também fará o planejamento de todas as ações de marketing.