Jorge Paulo Lemann, fundador da Ambev e dono da maior fortuna do Brasil, anunciou uma sociedade com Roger Federer para a criação de uma nova competição no circuito do tênis. Em parceria com a Team8, agência que cuida da carreira de Federer, eles organizarão a Laver Cup, torneio que será uma espécie de desafio entre tenistas europeus e do restante do mundo.
A ideia é baseada na Ryder Cup, do golfe, que reúne golfistas europeus contra americanos. No caso do tênis, a ideia foi criar uma competição que homenageasse Rod Laver, tenista australiano que foi o único a ganhar os quatro torneios de Grand Slam consecutivamente por duas vezes. Fã do ex-jogador, Federer montou o conceito do torneio. Depois, a Team8 procurou Lemann, que se tornou investidor do projeto.
“Nunca vemos eu jogando ao lado do Nadal, ou do Djokovic. O torneio poderá proporcionar isso, de eventualmente eu e Nadal comemorarmos juntos a conquista de um ponto”, destacou Federer na entrevista em que anunciou a criação da competição, que conta com o aval da Federação Australiana de Tênis.
A ideia é que, a partir de 2017, a Laver Cup entre no calendário mundial do tênis. Serão seis atletas de cada lado, com quatro deles convocados baseado num critério de ranking ainda a ser definido. Um capitão de cada time será designado, e ele será responsável por convocar outros dois atletas, além de definir a formação de chaves.
Haverá quatro jogos por dia durante três dias, sendo três de simples e um de duplas. Em caso de empate após 12 jogos, o campeão será decidido por meio de um jogo de desempate, em duplas.
“Há dois anos, Roger nos desafiou na Team8 a criarmos um projeto de um novo evento que homenageasse Rod Laver. Surgiu então a ideia de fazer essa competição que reunisse atletas que são rivais por 51 semanas do ano num mesmo time, defendendo seus países e, principalmente, jogando juntos”, afirmou Tony Godsick, CEO da agência.
Em comunicado, Lemann disse que o projeto trará algo novo para o universo do tênis.
“É um promissor evento para o tênis. Desde o início vi que estaria envolvido nele, uma vez que tenho longa amizade com Roger, Tony e Craig Tiley (CEO da federação australiana de tênis)”, afirmou.
Lemann será o investidor do projeto. A ideia é que a Laver Cup dê premiação aos atletas, para ganhar o status de competição, e não de torneio amistoso. Mas um dos princípios do torneio será o de não pagar cachê para ter a presença do jogador. Essa função de convencer os principais nomes do tênis, neste primeiro momento, será desempenhada por Federer, que é um dos tenistas mais ativos dentro do circuito na atualidade.
A associação de Lemann ao projeto também pode marcar o início da empreitada internacional da agência de marketing Go4It, recém-criada por Marc Lemann, filho do empresário, em parceria com Cesar Villares. A empresa atua em três pilares: conteúdo (atletas e eventos), consultoria (ligas internacionais e empresas) e tecnologia.
Na área de atletas, ja representa Gabriel Medina, Thiago Silva e o piloto de F1 Felipe Nasr, além de ser a agência oficial do UFC no Brasil. Desde sua concepção, a Go4It tinha como objetivo investir em projetos internacionais. Esse parece ser o primeiro deles.