Criada em 1992, a Premier League representou uma mudança radical na gestão do futebol inglês e turbinou as receitas dos clubes locais. No entanto, segundo um levantamento feito pela consultoria Sport+Markt, os brit”nicos foram destronados pelo Campeonato Espanhol no posto de torneio mais lucrativo do futebol europeu.
A pesquisa considera o faturamento de clubes com merchandising e licenciamento. Na Espanha, o lucro com essas fontes atingiu 190 milhões de euros na última temporada, período em que as equipes da Premier League geraram 168 milhões de euros.
No ranking de faturamento, Espanha e Inglaterra são seguidas por Alemanha (130 milhões de euros), Itália (77 milhões de euros) e França (67 milhões de euros). O estudo considerou 182 clubes, e para isso entrevistou dez mil pessoas em dez países diferentes.
As cinco maiores ligas tiveram um incremento total de 6% em seu faturamento na temporada 2009∕2010. No total, as dez principais competições do futebol europeu tiveram um ganho de 727 milhões de euros com merchandising e licenciamento nesse período.
A grande diferença é a divisão disso. A Inglaterra tem um cenário mais igual, ao passo que a Espanha concentra 80% do faturamento nas mãos de Barcelona e Real Madrid.
Concentração também é a palavra mais clara em uma análise sobre o mercado de vendas de camisas. O futebol europeu comercializou 13,7 milhões de peças na temporada 2009∕2010, e 11,4 milhões (83%) foram feitas por Adidas e Nike.