Futebol perde espaço nos “Melhores do Ano” da Máquina

O ano de 2015 ficará marcado na história do esporte. Foi ali que aconteceu o início de uma mudança significativa na gestão do esporte mais popular do mundo.

A crise na Fifa, detonada pelo FBI na investigação de crimes de corrupção por parte de dirigentes do futebol, resultou numa série de prisões e afastamento de figuras influentes da bola, desencadeando um processo de limpeza nunca antes visto no futebol.

Frágil, a Fifa viu seu presidente desde 1998, Joseph Blatter, ser afastado por corrupção. Antes disso, o suíço já havia anunciado a renúncia ao cargo, em meio a denúncias que derrubaram diversos aliados e dirigentes próximos.

Em fevereiro, a Fifa escolherá novo presidente, que só poderá ficar no cargo por dois mandatos, numa decisão inédita tomada pelo comitê de reforma, pressionado pelos próprios patrocinadores, que cobram maior lisura nas condutas de seus dirigentes.

Em meio a essa revolução, o mercado viveu momentos distintos. Foram poucas ações de patrocínio de impacto mundial, com destaque maior para o acordo entre a Emirates Airlines e a ATP, numa mudança de comportamento da empresa aérea, que até 2014 patrocinou a Fifa. Outro grande negócio foi o anúncio da parceria entre Nike e NBA, que será válido a partir de 2017, colocando fim ao contrato da Adidas.

No Brasil, os reflexos da limpeza na Fifa são enormes. Os três últimos presidentes da CBF são acusados de crimes, sendo que José Maria Marin está preso.

Ao mesmo tempo, o ano pré-olímpico marcou o aumento das ações envolvendo outros esportes além do futebol. A consolidação do Rio Open, o incremento de patrocínio a atletas e o uso de novos rostos em publicidade marcaram o aquecimento dos Jogos.

Isso tudo deu uma nova cara aos Melhores do Ano, que pela primeira vez tem mais cases de outros esportes que de futebol.

Confira abaixo quais foram as grandes ações de destaque no ano que passou. Clique em cada uma delas para saber um pouco mais sobre cada ação.

Case Internacional: Emirates e Benfica
Ativação de Patrocínio: Copa Airlines no São Paulo
Comunicação de Patrocínio: Samsung e Gabriel Medina
Ação de maior impacto: Acordo entre LNB e NBA
Melhor campanha publicitária: Bradesco e as Olimpíadas Rio 2016
Melhor ação envolvendo atleta: Despedida de Rogério Ceni
Melhor uso de rede sociais: Vídeo das Paralimpíadas
Maior valorização no esporte: Surfe
Ação mais ousada: Rúgbi no Pacaembu e assinatura do Pacto pelo Esporte
Atleta do ano: Marcelo Melo (tênis)
Executivo do ano: Cesar Villares (Go4It)

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